como ser batizado no espirito santo
como ser batizado no espirito santo

QUE DEVEMOS FAZER PARA SER ENCHIDOS PELO ESPÍRITO SANTO?

 

Para muitos cristãos, ser enchido pelo Espírito Santo é algo muito especial e difícil de se obter. Assim, muitos são os que não conseguem identificar se já tiveram ou não esta experiência, e frustrados, sentem-se inferiores àqueles que professam já terem obtido.

Antes de tudo, precisamos perceber que o maior milagre que um ser humano pode experimentar é nascer de novo (1ª Pedro 1:3), nascer de Deus , tornando-se um filho de Deus (João 1:12, 13; 1ª João 3:1) e co-participante da natureza divina (2ª Pedro 1:4). Por outro lado, para um cristão, alguém que já é Filho de Deus , ser enchido pelo Espírito Santo , além de ser normal, deve ser algo diário, necessário para o seu crescimento espiritual.

Devemos perceber, portanto, que ser enchido pelo Espírito Santo é uma experiência básica em nossa vida cristã.

De acordo com o Novo Testamento , há dois tipos de enchimento pelo Espírito Santo : interiormente ( grego: Pleroo .), como em Atos 13:52; e exteriormente (grego: Pletho ), como em Atos 2:4; e 4:8, 31.

O primeiro é essencial para nossa vida espiritual, assim como o ar e a água o são para a nossa vida física; o segundo é o poder necessário para a nossa obra, assim como uma vestimenta especial que expressa autoridade.

 

A maneira de sermos enchidos pelo Espírito

 

Para sermos enchidos pelo Espírito interiormente, a maneira mais fácil e rápida é invocar o nome do Senhor Jesus. Em 1ª Coríntios 12:3 , o apóstolo Paulo nos diz que " ninguém pode dizer : Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo ". Quanto mais chamamos o nome do Senhor Jesus, mais do Espírito ganhamos. O Espírito é como o ar, (João 3:8) e invocar o nome do Senhor é como respirar. Assim, quanto mais O chamamos, mais cheios do Espírito ficamos. Em Atos 7:55-60. Lemos que Estevão, um dos primeiros matrizes da história da igreja, ao ser furiosamente perseguido pelos judeus, estava cheio do Espírito Santo, e mesmo sendo apedrejado por eles, invocava o nome do Senhor; e encontrava forças para orar em favor dos que O perseguiam: " Senhor , não lhes imputes este pecado".

Também podemos ser enchidos pelo Espírito através do arrependimento e da confissão de nossos pecados (Atos 2:38). Se temos sido rebeldes aos pais, se temos criticado os irmãos em Cristo, se temos tomado coisas dos outros sem a permissão deles, se temos falado muitas palavras para ferir os outros, se não temos tido um relacionamento adequado com o sexo oposto, temos uma ofensa em nossa consciência, uma mancha que bloqueia nossa comunhão com Deus. Assim, alguma coisa pode estar entristecendo e apagando o Espírito dentro de nós (Efésios 4:30; 1ª Tessalonicenses 5:19); então, como podemos ser enchidos pelo Espírito? Precisamos confessar nossos pecados. Como resultado automático de uma confissão cabal, espontaneamente seremos enchidos.

Além disso, podemos ser enchidos por meio de orar sem cessar, consagrando-nos à Ele e louvando-o por cada aspecto do que Ele é para nós (Efésios 5:18-19; 1ª Tessalonicenses 5:16-18). Precisamos, especialmente, mesclar a nossa oração à Palavra de Deus, isto é, usar alguns versículos da Bíblia para orar, pois quanto mais da Palavra de Cristo estiver em nós (Colossenses 3:16), mais facilmente seremos enchidos do Espírito. Quando tocamos a Palavra de Deus, tocamos o Espírito, tocamos a vida (João 6:63).

Sem sermos enchidos pelo Espírito, tudo o que temos aprendido pode tornar-se mera doutrina, e tudo o que fizermos poderá tornar-se mera encenação ou ritual religioso. Mas pelo encher interior do Espírito, tudo o que a Bíblia nos revela tornar-se-á o nosso alimento verdadeiro, transformando-nos e nos levando a uma transbordante manifestação da vida de Deus em nós (Atos 13:52). Alegria, bondade, amor, paz, mansidão, domínio próprio, fidelidade e muitas outras virtudes interiores poderão ser manifestadas em nós (Gálatas 5:22-23).

Não apenas isto, experimentaremos uma liberdade interior sem precedentes: seremos libertados de vários pensamentos e conceitos, sentimentos e conflitos. Se exercitarmos e praticarmos ser enchidos todos os dias, que vida cristã maravilhosa teremos! 

enquete...
qual é o maior site de relacionamento ?
Orkut
twitter
Facebook
My place
friendfeed
delicious
Ver Resultados






Partilhe este Site...




Total de visitas: 1562